Planejar nada mais é do que criar um plano para alcançar determinado objetivo.
E a estratégia? Seria como uma “arte” de explorar as melhores condições para chegar também a um objetivo.
Agora, à definição: o que é planejamento estratégico em uma empresa?
Trata-se de todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização. Desde a definição das metas, até às tomadas de decisão, mobilizações e efetivas ações para alcançar o que se propôs com foco no sucesso empresarial.
O planejamento entra com a metodologia (os meios), enquanto a estratégia aparece com a parte criativa, de análise e decisão.
Este plano pode ser feito anualmente; ou com uma proposta mais a longo prazo, como de três a cinco anos; ou até mesmo mensalmente. Tudo irá depender do que você quer alcançar com a sua empresa no momento.
Afinal, se você sente que está ficando para trás, que a concorrência esteja chegando perto ou tem alguma meta específica, seja para alavancar as vendas ou se diferenciar com um novo produto, por que deixar para depois?
Assim que entender o que é planejamento estratégico, você poderá (aliás, deverá) utilizá-lo imediatamente na hora em que mais precisar!
3 perguntas para entender o Planejamento Estratégico
Saber o que é planejamento organizacional envolve, inicialmente, as respostas a três perguntinhas:
- Onde sua empresa está?
- Onde quer chegar?
- Como chegará lá?
Quem nunca ouviu a frase “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”? Bem, no contexto do que é planejamento empresarial faz todo o sentido para entender o que NÃO fazer.
Afinal, aceitar “qualquer caminho”, sem estrutura, sem cultura organizacional, sem regras e valores, raramente dará certo em uma empresa. Mas, para que tudo seja planejado, é preciso saber exatamente onde quer chegar.
O planejamento estratégico acontece somente quando se definem essas questões:
- Onde está atualmente? Qual é o cenário da sua companhia no mercado?
- Onde quer chegar? Qual é o objetivo em determinado período de tempo (em um mês, um ano, três anos etc.)?
- Como pretende chegar? Quais recursos precisa e ações imagina para alcançar as metas traçadas?
Alguns outros apontamentos que podem auxiliar nesta descoberta incluem:
- A missão da empresa, ou seja, a razão de existir, o que se propõe a fazer;
- A visão, aspirações e o que pretende atingir no futuro;
- Os valores, que seriam os princípios que orientam o comportamento;
- A análise SWOT, onde se definem as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
- Objetivos e metas: com objetivo, o que se pretende alcançar; e com as metas, o detalhamento (em números) do resultado que se deseja.
Não precisa mais se perguntar o que é planejamento organizacional estratégico. Se você conseguir reunir as respostas para essas perguntas, estará pronto para organizar projetos e estabelecer as prioridades da empresa.
Como fazer o Planejamento Estratégico?
1° Passo – Saiba onde você está
O ponto de partida do seu planejamento estratégico deve ser determinar seu posicionamento, identificando os principais problemas do seu negócio. Você pode fazer isso conversando com clientes e colaboradores, além de analisar o mercado e sua posição dentro dele.
O essencial é que sua empresa possua autoconhecimento para conseguir ter uma visão de crescimento. Então, se pergunte: o que fazemos? Por quê? Qual é o nosso lugar no mercado? Qual posição pretendemos atingir?
2° Passo – Crie planos de ação
Agora que a empresa já conhece sua identidade, é necessário saber suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Para isso, utilize as 5 Forças e Porter e a matriz SWOT:
Após feita essa análise, é hora de planejar quais ações colocar em prática. Para isso, priorize seus objetivos e não tenha medo de gastar mais tempo nessa etapa do que nas outras. É importante fazer uma boa reflexão a respeito das metas e objetivos da empresa para não acabar com um planejamento estratégico falho.
As ferramentas apresentadas aqui irão te auxiliar bastante na análise interna e externa da empresa.
3° Passo – Divulgue o plano de ação
Informe todo o time a respeito das ações pensadas para atingir o objetivo global. O planejamento estratégico deve ser desdobrado por toda a equipe e, por isso, é essencial que todos se alinhem com as ideias, não só os gestores e diretores.
Para motivar cada colaborador com as ações, é imprescindível que o planejamento faça sentido e contemple o trabalho de cada uma das pessoas da empresa.
4° Passo – Acompanhe as metas em cada etapa
Com um plano traçado, está na hora de acompanhar o desevolvimento das metas de cada colaborador, equipe ou departamento. Garantir que as ações propostas estão acontecendo conforme o esperado é peça-chave para um planejamento estratégico bem-sucedido.
Tendo um acompanhamento regular, é possível identificar falhas ou desvios e corrigi-los antes de um possível prejuízo. Além disso, otimizações constantes irão tornar o processo cada vez mais efetivo.
Por que fazer um planejamento estratégico na sua empresa?
Fazer um planejamento estratégico na empresa torna-se essencial, primeiramente, para ter uma visão clara da empresa, de sua identidade e seus objetivos.
Ao colocar tudo no papel e de fato planejar o que se quer para daqui a 2 anos, 5 anos ou 10 anos, você consegue traçar ações mais assertivas. Da mesma forma, o planejamento também antecipa riscos na tomada de decisões a curto e longo prazo.
O processo deve ser totalmente participativo, o que propõe o alinhamento e engajamento entre equipes. Mesmo que seja uma iniciativa do líder, o plano só será colocado em ação com o apoio do coletivo.
Lembrando sempre que o planejamento deve ser revisto periodicamente e reajustado, se necessário.
Por fim, quando o assunto é concorrência, você ainda sai na frente. Assim, você tem a chance de enxergar o seu negócio em 360º, planejando e executando estratégias que te ofereçam vantagens competitivas.
As iniciativas serão pautadas em uma visão de negócio futuro, e somente assim você conseguirá medir as ações e determinar os melhores caminhos para alcançar seus principais objetivos!