Entenda o Planejamento Estratégico

29 de maio 2025

Planejar nada mais é do que criar um plano para alcançar determinado objetivo.

E a estratégia? Seria como uma “arte” de explorar as melhores condições para chegar também a um objetivo.

Agora, à definição: o que é planejamento estratégico em uma empresa?

Trata-se de todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização. Desde a definição das metas, até às tomadas de decisão, mobilizações e efetivas ações para alcançar o que se propôs com foco no sucesso empresarial.

O planejamento entra com a metodologia (os meios), enquanto a estratégia aparece com a parte criativa, de análise e decisão.

Este plano pode ser feito anualmente; ou com uma proposta mais a longo prazo, como de três a cinco anos; ou até mesmo mensalmente. Tudo irá depender do que você quer alcançar com a sua empresa no momento.

Afinal, se você sente que está ficando para trás, que a concorrência esteja chegando perto ou tem alguma meta específica, seja para alavancar as vendas ou se diferenciar com um novo produto, por que deixar para depois?

Assim que entender o que é planejamento estratégico, você poderá (aliás, deverá) utilizá-lo imediatamente na hora em que mais precisar!

3 perguntas para entender o Planejamento Estratégico

Saber o que é planejamento organizacional envolve, inicialmente, as respostas a três perguntinhas:

  1. Onde sua empresa está?
  2. Onde quer chegar?
  3. Como chegará lá?

Quem nunca ouviu a frase “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”? Bem, no contexto do que é planejamento empresarial faz todo o sentido para entender o que NÃO fazer.

Afinal, aceitar “qualquer caminho”, sem estrutura, sem cultura organizacional, sem regras e valores, raramente dará certo em uma empresa. Mas, para que tudo seja planejado, é preciso saber exatamente onde quer chegar.

 

O planejamento estratégico acontece somente quando se definem essas questões:

  1. Onde está atualmente? Qual é o cenário da sua companhia no mercado?
  2. Onde quer chegar? Qual é o objetivo em determinado período de tempo (em um mês, um ano, três anos etc.)?
  3. Como pretende chegar? Quais recursos precisa e ações imagina para alcançar as metas traçadas?

Alguns outros apontamentos que podem auxiliar nesta descoberta incluem:

  1. A missão da empresa, ou seja, a razão de existir, o que se propõe a fazer;
  2. A visão, aspirações e o que pretende atingir no futuro;
  3. Os valores, que seriam os princípios que orientam o comportamento;
  4. A análise SWOT, onde se definem as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças;
  5. Objetivos e metas: com objetivo, o que se pretende alcançar; e com as metas, o detalhamento (em números) do resultado que se deseja.

Não precisa mais se perguntar o que é planejamento organizacional estratégico. Se você conseguir reunir as respostas para essas perguntas, estará pronto para organizar projetos e estabelecer as prioridades da empresa.

Como fazer o Planejamento Estratégico?

1° Passo – Saiba onde você está

O ponto de partida do seu planejamento estratégico deve ser determinar seu posicionamento, identificando os principais problemas do seu negócio. Você pode fazer isso conversando com clientes e colaboradores, além de analisar o mercado e sua posição dentro dele.

O essencial é que sua empresa possua autoconhecimento para conseguir ter uma visão de crescimento. Então, se pergunte: o que fazemos? Por quê? Qual é o nosso lugar no mercado? Qual posição pretendemos atingir?

2° Passo – Crie planos de ação

Agora que a empresa já conhece sua identidade, é necessário saber suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Para isso, utilize as 5 Forças e Porter e a matriz SWOT:

Após feita essa análise, é hora de planejar quais ações colocar em prática. Para isso, priorize seus objetivos e não tenha medo de gastar mais tempo nessa etapa do que nas outras. É importante fazer uma boa reflexão a respeito das metas e objetivos da empresa para não acabar com um planejamento estratégico falho.

As ferramentas apresentadas aqui irão te auxiliar bastante na análise interna e externa da empresa.

3° Passo – Divulgue o plano de ação

Informe todo o time a respeito das ações pensadas para atingir o objetivo global. O planejamento estratégico deve ser desdobrado por toda a equipe e, por isso, é essencial que todos se alinhem com as ideias, não só os gestores e diretores.

Para motivar cada colaborador com as ações, é imprescindível que o planejamento faça sentido e contemple o trabalho de cada uma das pessoas da empresa. 

4° Passo – Acompanhe as metas em cada etapa

Com um plano traçado, está na hora de acompanhar o desevolvimento das metas de cada colaborador, equipe ou departamento. Garantir que as ações propostas estão acontecendo conforme o esperado é peça-chave para um planejamento estratégico bem-sucedido.

Tendo um acompanhamento regular, é possível identificar falhas ou desvios e corrigi-los antes de um possível prejuízo. Além disso, otimizações constantes irão tornar o processo cada vez mais efetivo. 

Por que fazer um planejamento estratégico na sua empresa?

Fazer um planejamento estratégico na empresa torna-se essencial, primeiramente, para ter uma visão clara da empresa, de sua identidade e seus objetivos.

Ao colocar tudo no papel e de fato planejar o que se quer para daqui a 2 anos, 5 anos ou 10 anos, você consegue traçar ações mais assertivas. Da mesma forma, o planejamento também antecipa riscos na tomada de decisões a curto e longo prazo.

O processo deve ser totalmente participativo, o que propõe o alinhamento e engajamento entre equipes. Mesmo que seja uma iniciativa do líder, o plano só será colocado em ação com o apoio do coletivo.

Lembrando sempre que o planejamento deve ser revisto periodicamente e reajustado, se necessário.

Por fim, quando o assunto é concorrência, você ainda sai na frente. Assim, você tem a chance de enxergar o seu negócio em 360º, planejando e executando estratégias que te ofereçam vantagens competitivas.

As iniciativas serão pautadas em uma visão de negócio futuro, e somente assim você conseguirá medir as ações e determinar os melhores caminhos para alcançar seus principais objetivos!

 

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